Valongo reivindica a unificação do CAEPF junto a Receita Federal
Na data de 03/03/2020 a Valongo Escritório Rural em parceria com o Sindicato Rural de Rio Verde, estiveram reunidos em Brasilia com o Sr. Clóvis Belbute Peres, Coordenador-Geral de Gestão de Cadastro, onde foi apresentado um memorando elaborado pela Valongo, reivindicando a unificação dos CAEPF (Cadastro de Atividade Econômica Pessoa Fisica).
Esse cadastro é obrigatório a todas as propriedades rurais, e é elaborado partindo da pessoa física que explora a referida área. No memorando ponderou-se a complexidade do cadastro, quando a atividade agrícola é desenvolvida em regime de parceria em condomínio, onde temos 04 (quatro) produtores rurais, explorando 08 (oito) áreas. Da forma em que se encontra atualmente faz-se necessário 32 (trinta e dois) cadastros. Com a unificação passaríamos a ter somente 04 (quatro) cadastro, ou seja um para cada produtor, e nele detalhado todas as áreas exploradas.
A redução dos lançamentos e complexidade na tarefa diária por parte dos escritório reduz o erro humano, tempo de trabalho, agiliza processo aumentando a agilidade nos processos. Um ganho significativo, tanto para os produtores rurais, bem como para toda classe de contadores responsáveis pela elaboração do CAEPF.